PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLO DE PONTO NA NUVEM altoga.com
 

PLANO DE IMPLEMENTAÇÂO DO CONTROLO DE PONTO NA NUVEM

 ◙   O Plano a seguir apresentado sintetiza o que se tem de fazer para possibilitar a entrada em Produção da nossa Solução para o Controlo de Ponto na Nuvem.

            ⚫   Trata-se apenas de um exemplo a ser precisado e desenvolvido, nomeadamente detalhando as tarefas indicadas, em diálogo com os Colaboradores dos Subscritores desta Solução e com base em mais informação.

 ◙   Tipicamente podem ser necessárias 3 a 8 semanas até a Entrada em Produção desta Solução.

            ⚫   Mas o tempo e o esforço necessários dependem do número de Empregados, de se tratar de uma Empresa ou de várias, do grau de diversidade do que há a fazer em relação aos Empregados e às diferentes Empresas, do grau de organização e simplificação dos Processos, da disponibilidade das Pessoas, etc.

 ◙   Note-se que estamos a falar da Implementação do Ponto na Nuvem, Picagens em tempo real na Nuvem e em PCs, Tablets ou Telemóveis, Solução que recomendamos sempre que possível.

            ⚫   Esta Solução na Nuvem não implica que os dispositivos referidos sejam individuais. Pode-se nesses dispositivos fazer picagens de múltiplos Empregados e inclusive num PC ou Tablet podem-se usar cartões de proximidade (RFID) para as picagens.
                          ⚫   Cada Empregado passa o seu cartão perto do dispositivo, como faria num relógio tradicional, e o registo da picagem efetua-se em tempo real ficando imediatamente disponível no Sistema.

______________________________________________________


 ◙   Trata-se, portanto, da Solução que recomendamos que é sem Relógios de Ponto tradicionais. Com este tipo de relógios a Implementação e Manutenção da Solução complica-se e é mais onerosa, tendo de ser estudado caso a caso a sua viabilidade, implementação e operacionalidade.

 ◙   Numa Solução em que por razões justificadas se tenha de ter relógios recomendamos:

            ⚫   Que quem gere os relógios nos providencie a informação deles resultante por envio sistemático de Ficheiros para integrarmos no Módulo M421.
            ⚫   Se isto não for possível podemos comunicar com relógios desde que ligados à Internet e compatíveis com a nossa solução de comunicação com relógios a partir dos nossos Servidores na Nuvem.
            ⚫   Independentemente das marcas com as quais já temos experiência que podemos indicar, e até disponibilizar em alguns locais, terão de haver sempre testes prévios da viabilidade da comunicação para se avançar com este tipo de Solução.

______________________________________________________


 ◙   Em particular há uma questão muito relevante a ter em conta na Implementação da Solução, a questão dos Horários:

            ⚫   Se são fixos, variáveis de acordo com um padrão (escalas) ou simplesmente varáveis ad hoc, a atribuir às Pessoas dia a dia.
            ⚫   E, ligado aos Horários, o grau de controlo a fazer, os desvios a considerar, se a nível do dia, se tempo a tempo, se com base em um mínimo diário e numa conta corrente mensal, etc.

 ◙   Também o grau de maturidade que o Controlo de Ponto pretendido já tem nas Organizações dos Subscritores, nomeadamente se já existe uma ideia clara e equilibrada do que se quer fazer, em relação aos Horários, desvios e suas consequências é uma questão chave.

            ⚫   Se for elevado, será tudo mais simples, mais rápido e exigirá menos esforço de todos. Se não serão necessários Estudos, Ações de Consultoria e Decisões que poderão demorar o seu tempo e consumir Recursos.
______________________________________________________


 ◙   O Plano abaixo apresentado foi elaborado tendo em conta responder a uma situação típica de duração intermédia.

            ⚫   Como referido trata-se da Implementação do Ponto na Nuvem, Picagens em tempo real na Nuvem e em PCs, Tablets ou Telemóveis.

Plano Implementação M421 com 4 Semanas (01 a 04) até à Entrada em Produção

Atividades010203040506070809101112
1. Preparação do Sistema
1.1. Organização do Projeto01
1.2. Análise do que se pretende e da Documentação existente 0102
1.3. Migração / Atualização dos Cadastros 0203
1.4. Organização dos Acessos, Logins e Manus 0203
1.5. Draft Documento do Sistema 03
2. Formação
2.1. Formação Geral no Uso das Aplicações 02
2.2. Uso Facilidades para manter os Cadastros das Pessoas 02
2.3. Uso Menu Completo (M421) para o RH 02
2.4. Uso facilidades para cada um Picar e Controlar o seu Ponto 04
3. Finalização da preparação para a Entrada em Produção
3.1. Documento do Sistema Final 04
4. Produção e Manutenção
4.1. Entrada em Produção 050607
4.2. Entrada em Manutenção 07



Altoga